Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

SABIAS QUE...

A ORIGEM DO CHEQUE


Os cheques ou notas de câmbio, meio de troca cuja utilização só se intensificou a partir dos séculos XIV e XVI, com o aumento da trocas comerciais a nível internacional, tem origens bem mais antigas que remontam ao séc.XII. O Tempo das primeiras cruzadas.

De facto o " papel-moeda ",  mais precisamente um bocado de pergaminho selado, foi a solução encontrada para salvaguarda os bens da mais poderosa ordem militar religiosa da época: Os Cavaleiros Templários.
A substituição de moedas por "cheques" foi  feita pela primeira vez por esta Ordem formada por monges-guerreiros, criada para defender dos infiéis, os peregrinos  que demandavam Jerusalém : a Terra Santa.
 Em nome de Deus pretendiam limpar dos” ímpios” o lugar mais sagrado para os cristãos do mundo inteiro.
Em nome de Deus protegiam os peregrinos, e  em nome de Deus matavam, saqueavam e semeavam o medo entre as populações muçulmanas.
Com o tempo, os Templários foram adquirindo grandes riquezas, sendo alvos constantes de roubos e ataques durante suas viagens
Para proteger seu património, criaram então, um documento que poderia ser trocado por moeda corrente (ouro ou prata) com os companheiros da mesma ordem estabelecidos noutras regiões.
Tinha nascido o cheque