Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

 

No dia 15 de Maio de 1553 , Ana Bolena a segunda mulher de Henrique VIII, foi considerada culpada de adultério , traicão e incesto pelo Parlamento Inglês que a condenou à morte por decapitação.

O atribulado casamento de Ana Bolena com Henrique VIII, ficou sobretudo na História por ter estado na  origem da ruptura do rei Inglês com o papa, que o excomungou por este se ter recusado a aceitar o Dogma católico da inviolabilidade do casamento. Ao abandonar a sua  legítima mulher, para casar com Ana Bolena, cuja descendência passou a ser considerada, pela Igreja, ilegítima, em termos de direitos de sucessão, Henrique VIII estava prestes a infligir mais um duro golpe, em plena " crise luterana ", na instável unidade da Igreja Católica da época.

O amor a Ana Bolena durou pouco como sabemos, mas a ruptura com Roma tornou-se definitiva, com a criação da Igreja Anglicana.

Foi esta a resposta do amuado Rei ao Papa .E para não deixar dúvidas a ninguém, mandou prender torturar ou matar, muitos intocáveis católicos  em terras de sua Majestade.

Sua  Majestade Henrique VIII : o primeiro rei a usar este título em Inglaterra.