Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

No dia 5 de Maio de 1818, nasceu Kart Marx, filósofo, economista, historiador e teórico político alemão. Um dos grandes pensadores da história moderna.

O autor de “ O Capital” e do "Manifesto Comunista", cujo pensamento, "ensombrou como um espectro", toda a cultura da primeira metade do século XX, foi, pelos vistos, prematuramente remetido para o caixote do lixo da História com a degenerescência e implosão do chamado "socialismo real". O neo-liberalismo era agora a doutrina dominante, Keynes o novo profeta e o virtuoso mercado prometia a todos, a uns mais do que a outros, em pouco tempo, o céu na terra. Um dia, todos seríamos capitalistas. Uns maiores que outros, mas todos capitalistas. E sem sair de casa, a partir de onde produziríamos riqueza e educaríamos os nossos filhos. Lembram-se do Friedman e do Fukuyama?
 A História tinha chegado ao fim. Estávamos na terra prometida. E, no entanto, duas décadas depois, em pleno colapso, é vê-los a mendigar  junto dos governos que viam como empecilhos ao livre funcionamento do mercado, a socialização, não da riqueza, era o que faltava, mas, pasme-se, dos seus prejuízos. Os tansos do costume, para o efeito chamados convenientemente de" Estado", pagarão a factura.
Quanto a Marx, ou me engano muito ou ainda ouviremos falar dele…