Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

1º de MAIO

No dia 1 de Maio de 1886, teve início uma greve geral nos Estados Unidos da América, acompanhada de manifestações que encheram as ruas de Chicago. Os protestos foram duramente reprimidos pelas forças policiais. Dos confrontos que se seguiram resultaram vários mortos em ambos os lados. Reivindicava-se na altura uma jornada de 8 horas de trabalho diário que o Senado dos E. U. A. só aprovaria em 1890.
No ano anterior, a Internacional Socialista, aproveitando o exemplo dos trabalhadores americanos, tinha convocado por toda a Europa, nesta mesma data, manifestações com o mesmo objectivo: impor aos governos e ao patronato dos diferentes países europeus as 8 horas de trabalho como horário diário máximo.
A resposta e os resultados foram idênticos: cargas policiais seguidas de violentos confrontos com os manifestantes, que provocaram por todo o lado vários mortos.
Finalmente, em 1919, em França, onde a luta por esta conquista foi particularmente acesa, a data foi declarada Feriado Nacional e, em 1920, a União Soviética seguiu-lhe o exemplo. O 1º de Maio tornou-se, então, um símbolo da luta dos trabalhadores de todo o mundo.
Curiosamente, na América onde o poder não guardava gratas recordações do acontecimento, a data nunca foi oficialmente celebrada, ou identificada com o Dia do Trabalhador que é anualmente comemorado na primeira segunda-feira de Setembro, a época das colheitas. Uma forma estúpida de conviver com o passado e de tapar os olhos à História.

3 comentários

Comentar post