Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

 

No dia 28 de Abril de 1969, Charles de Gaulle, politicamente fragilizado pela crise de Maio de 68, renunciou à Presidência Francesa. O que começou por ser um protesto corporativo e aparentemente inconsequente rapidamente se transformou num dos maiores movimentos de contestação social do período pos-guerra. Ultrapassado pelo radicalismo e pela imprevisibilidade do movimento o P.C. francês, às ordens de Moscovo, foi um dos seus mais fortes opositores fazendo frente com o partido gaulista no poder.
O Gaulismo agonizava...e o o Estalinismo já tinha conhecido melhores dias. A esquerda tentava de todas as formas reinventar-se a partir dos grupúsculos que abandonavam os Partidos Comunistas tradicionais para abraçarem Trotsky, Mao, Rosa Luxemburgo e outros defuntos.  
Reeleito no mês de Junho, em eleições antecipadas que, em plena crise,ele próprio  provocara, ao dissolver a Assembleia Nacional, de Gaulle percebeu que a unidade entre os franceses, que julgava encarnar, tinha sido irremediavemente posta em causa . E daí soube tirar as devidas consequências...atitude que, nos dias de hoje, simplesmente não se vê.