Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

 

No dia 9 de Abril de 1918, teve início a Batalha de La Lys. Oficialmente narrada como um exemplo de bravura do exército português, foi, de facto, a nossa mais contundente derrota militar depois de Alcácer Quibir. Para Afonso Costa a participação de Portugal na !ª Guerra Mundial mais que um imperativo era também uma forma de promover a nossa jovem República.
Atirados para a frente de guerra pelo golpista Sidónio Pais que, meses antes da batalha, se tinha instalado no poder, mal armados, desmoralizados por não terem sido rendidos pelos ingleses , e em menor número que as tropas alemãs, quando os combates começaram, entre os soldados portugueses houve de tudo: mártires, suicidas e desertores, mas, sobretudo, mortos a mais.
A História regista o desalento, e a impotência dos que verdadeiramente se sentiam carne para canhão. Regista a dor , as feridas e os mortos aos milhares.
Deixem lá.. Ao que parece, de acordo com juízos póstumos, o massacre desses milhares de soldados portugueses, arregimentados à força e à pressa, permitiu retardar o avanço das tropas alemãs, impedindo que as forças aliadas fossem completamente sitiadas.
Magro consolo para tanto sofrimento...
E todos os anos celebramos tolamente, à custa da dor alheia e distante, mais uma triste vitória moral.

2 comentários

Comentar post