Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

EFEMÉRIDE

 

 
No dia 4 de Abril de 1931, eclodiu a chamada " Revolta da Madeira". Este conflito, também conhecido como “A Revolta da Farinha ”, foi despoletado por militares e populares da Ilha da Madeira contra a ditadura militar, instalada em Portugal desde o golpe de 28 de Maio 1926.
A Revolta fazia parte de um plano mais vasto que incluía sublevações em várias cidades do continente e das colónias, para além de manifestações nos principais núcleos da imigração portuguesa. A falta de coordenação entre as acções desenvolvidas um pouco por todo o lado, mas que apenas foram significativas nos Açores e na Guiné, isolou-as, condenando o movimento ao fracasso.
Sem o esperado apoio internacional, impotente face ao aparato repressivo montado pelo poder, e antecipando um massacre, a Junta Revolucionária presidida pelo General Sousa Dias acabou por render-se a 2 de Maio desse mesmo ano.
Cabo Verde foi o destino de quase todos eles. Ainda Salazar era Ministro das Finanças e o " Campo de Concentração do Tarrafal " apenas um projecto. Por pouco tempo.
Quatro anos depois em 1936, esta "obra emblemática" do Estado Novo recebia as suas primeiras vítimas.