Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

SABIAS QUE...

 O NARIZ DA ESFINGE

 
Ainda hoje muita gente atribui a ausência do nariz da esfinge à erosão provocada pelo tempo...ou pelo vento. Podia ter sido mas não foi.
 Tudo aconteceu no ano de 1799 e o culpado foi Napoleão Bonaparte, ou melhor, um dos seus artilheiros que, em pleno combate contra otomanos e mamelucos, pelo domínio do Egipto, falhou  a pontaria, com as consequências que se conhecem…
Mas nem tudo foi mau na " Batalha das Pirâmides ".
Após mais uma retumbante vitória, Napoleão observou pela primeira vez a estranha e gigantesca criatura, a que chamamos Esfinge, abandonada e parcialmente coberta pelas areias do deserto. Nada de surpreendente. O Egipto era, na altura, parte do já decadente império Turco Otomano, onde se professava o "Islamismo ", religião que, como sabemos, nunca conviveu bem com estátuas pagãs, por milenares e imponentes que fossem. 
Ainda assim deixaram-na estar...
Perante a Esfinge,  Napoleão que já era baixo sentiu-se ainda mais pequeno.
O assombro foi tal que, de imediato, ordenou aos seus homens que a desenterrasem e aos cientistas que o acompanhavam sempre  nas suas campanhas militares, que tratassem de saber tudo sobre ela. E como estes não chegassem mandou vir outros. Cientistas ,historiadores, escritores, e pintores não paravam de chegar e não mais largaram estas terras.
A Egiptologia acabava de nascer...
 
NAPOLEÃO NO EGIPTO
 

4 comentários

Comentar post