Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

SABIAS QUE...

 

ÍNDIOS...E INDIANOS
Os índios americanos devem o seu nome ao mais significativo e bem sucedido equívoco de que há memória ou registo Histórico: a viagem de Cristovão Colombo.
Convencido do êxito da sua expedição à Índia, terra que pensava atingir-se mais facilmente por mar rumando a ocidente, Cristóvão Colombo, quando chegou às ilhas próximas do continente a que hoje chamamos América, não hesitou em tratar por índios os naturais do local onde julgava ter aportado: a Índia, onde como sabemos viviam os "índios", nome por que eram na altura conhecidos aqueles a quem hoje chamamos indianos.
Ora, como do hábito se faz tradição e desta, verdadeira ou não, se faz História, ainda hoje chamamos índios, aos nativos  americanos.
 Entretanto, em Portugal, para desfazer confusões, os índios de antigamente, os naturais do sub-continente asiático, cuja rota marítima Vasco da Gama deu a conhecer ao mundo, passaram a ser tratados por Indianos.
  
E, já agora, Colombo nunca chegou a pisar o continente americano porque Isabel e Fernando de Castela lhe negaram uma nova aventura. Quanto ao nome atribuído às novas paragens, este pretendia ser uma homenagem, apressada e pouco rigorosa, ao primeiro navegador a atingir o novo continente. Não havendo certezas, escolheu-se a pessoa mais à mão: o italiano Vespúcio Américo referido em vários manuscritos do séc. XVI, como o primeiro navegador a chegar a Terras do Novo Mundo.
A autenticidade das informações contidas nos referidos documentos é, no entanto, bastante duvidosa para a maioria dos historiadores. Por isso, o assunto continua a ser objecto de estudo e discussão.