Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

HISTORIAR N

«Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.» Marcel Jouhandeau

SABIAS QUE...

 

 ESTAR O.K. E ESTAR K.O.
 
 
Nos períodos mais conturbados da História nascem expressões que, transmitidas de geração em geração, perdem por vezes o seu sentido original, à medida que se vai esquecendo o contexto que lhes deu origem. A expressão O.K. é actualmente utilizada um pouco por todo o mundo, independentemente da linguagem falada nos diferentes países. Todos sabem o seu significado, mas poucos saberão explicar por "que carga de água " O.K. significa que tudo vai bem. Não se trata como alguns pensam de uma sigla, ou iniciais de palavras. A primeira inicial não se refere à letra O, mas sim ao número zero.
A origem desta expressão remonta ao tempo da Guerra Ciivil norte-americana a chamada Guerra da Secessão ( 1861-1865 ).
Durante o conflito, sempre que os soldados regressavam ao quartel, sem qualquer baixa entre as suas fileiras, assinalavam o facto exibindo um grande cartaz, onde se lia:
 “ 0-Killed ”, ou seja 0-mortos.
Os seus companheiros eram assim avisados, antecipadamente e à distância, de que tudo tinha corrido bem. E como a imaginação e criatividade humanas superam a memória, o seu contexto foi esquecido, mas o seu sentido é hoje bem mais alargado.
Curiosamente, invertendo a ordem das iniciais o significado passa a ser o inverso. Mas isto já nada tem a ver com a História, porque K . O.  é a abreviatura da expressão inglesa Knock-Out, saída dos ringues de Boxe e que todos nós sabemos interpretar.